Conheça 5 vantagens de contratar estagiários e pare de perder tempo

4 minutos para ler

Sua empresa precisa de um novo fôlego para se manter competitiva no mercado? Contar com jovens profissionais pode ser o caminho para uma equipe mais dinâmica e criativa. Que tal descobrir agora mesmo quais são as vantagens de contratar estagiários?

Por muitas décadas, a figura do estagiário ficou marcada de forma negativa, como profissionais jovens que não sabiam como ajudar na empresa. Mas esse pensamento tem que ficar para trás, já que hoje os novos talentos são responsáveis por propor inovações e melhorias positivas na organização.

Veja neste post como sua instituição pode se beneficiar ao trazer mais estagiários para o quadro de colaboradores. Boa leitura!

Como funciona a contratação de estagiários?

A contratação de estagiários tem algumas particularidades específicas. Ela precisa respeitar a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/08), que define uma jornada máxima de até 30 horas semanais, bolsa-auxílio (em casos de estágio não obrigatório) e contrato de até dois anos.

Entre os benefícios em lei para o empregador estão a isenção de 13º salário, de registro no PIS e de contribuição ao INSS. Por essas questões, dar uma oportunidade para jovens talentos pode ser uma opção interessante para momentos de orçamento restrito.

Quais são as vantagens de contratar estagiários?

Quer entender melhor as vantagens de contratar estagiários e descobrir se essa é uma boa ideia no contexto da sua organização? Veja 5 benefícios!

1. Perfil inovador

Jovens talentos têm um perfil inovador e dinâmico, podendo agregar muito valor às iniciativas que sua empresa propõe. Eles podem trazer conhecimentos “frescos”, que acabaram de aprender na universidade, e colocá-los em prática no dia a dia profissional, propondo novas soluções e atuando com alta performance nas equipes.

2. Segurança na contratação

Por ter uma lei específica e bem clara, a contratação de estagiários foge de problemas relacionados a sindicatos. Além disso, a empresa pode contar com a ajuda de faculdades ou de agências de estágio que intermediam o recrutamento e a seleção dos profissionais, conferindo mais segurança ao processo burocrático.

3. Renovação do ambiente

Mais uma vantagem de contratar estagiários é poder renovar o clima organizacional. Por vezes a empresa tem muitos colaboradores mais experientes e precisa equilibrar as equipes com um perfil mais jovem. Os talentos das novas gerações têm competências comportamentais que têm um alto valor para o ambiente corporativo, como empatia, facilidade de comunicação e resiliência.

4. Proatividade na atuação

Se a gestão em sua empresa sempre reclama de falta de proatividade por parte dos colaboradores, isso com certeza vai mudar com o recrutamento de estagiários. Por estarem no início de carreira, eles costumam ser extremamente motivados e se engajam facilmente em novos projetos e desafios que a liderança propõe.

5. Possibilidade de desenvolvimento

Conseguir “moldar” um talento desde o início de sua vida profissional é algo que realmente atrai os gestores corporativos. A empresa pode ter um papel importante na formação de cada jovem por meio do período de estágio. Esse ensino é recompensado com um profissional pronto para atuar como contratado no futuro.

Será que as muitas vantagens de contratar estagiários vão convencer a gestão de sua organização a parar de perder tempo e investir em jovens talentos? Você pode buscar parcerias com instituições especializadas em recrutamento de estagiários, assim, vai conseguir candidatos com o perfil que sua empresa busca para compor as equipes.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo compartilhando sua opinião ou mesmo dúvidas que você talvez tenha!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário