5 dicas ideais de redução de turnover para implementar na sua empresa

4 minutos para ler

O turnover é um termo relacionado a um índice que calcula a rotatividade de colaboradores em uma empresa. Isso significa que ele se refere à quantidade de profissionais que se desligam da empresa e precisam ser substituídos por novos.

Atualmente, o turnover é considerado um indicador de desempenho importante para as organizações, já que oferece dados relevantes sobre as políticas e oportunidades de melhoria contínua para o negócio. Altos índices de rotatividade prejudicam a empresa, por isso é vital entender as causas do problema e buscar mecanismos para diminuir sua incidência.

Neste artigo, separamos algumas dicas práticas que podem ajudar a reduzir o turnover na sua empresa. Acompanhe e descubra!

1. Crie uma política de benefícios

As políticas de benefícios são um ponto-chave quando o assunto é satisfação dos colaboradores dentro da empresa. Por isso, para garantir a retenção dos profissionais é essencial que a organização invista em uma boa política nesse sentido.

Para entender quais são os benefícios mais alinhados com as perspectivas dos seus colaboradores, é aconselhável fazer um levantamento do perfil de funcionários e das suas necessidades.

Alguns exemplos interessantes e que podem ser implementados são:

  • oferta de plano de saúde e odontológico;
  • flexibilização do horário de trabalho;
  • bônus por desempenho;
  • vale-cultura;
  • sorteios de viagens.

2. Mantenha a motivação dos colaboradores

Colaboradores motivados são sinônimo de engajamento, e essa é uma característica que faz toda a diferença na redução de turnover na empresa. Para manter a motivação, você deve entender o que motiva sua equipe. A fim de obter as respostas, vale fazer questionários ou, até mesmo, reuniões de brainstorm.

Além das mencionadas no item anterior, alguns exemplos de práticas que contribuem para a motivação são bônus por atingir metas, prêmios pecuniários ou ainda um reconhecimento com entrega de homenagem aos funcionários que se destacaram em um determinado período.

3. Invista em treinamentos

Oferecer treinamento aos colaboradores é uma excelente estratégia para aumentar a motivação e diminuir os índices de rotatividade.

Isso acontece porque, ao oferecer cursos, palestras, workshops e treinamentos, a empresa demonstra ao funcionário que quer investir na sua formação contínua para que ele cresça junto com ela.

4. Desenvolva uma cultura de feedbacks

Quando bem-feito, o feedback é uma excelente ferramenta de gestão e desempenho. Por conta disso, desenvolver uma cultura de feedback é imprescindível dentro de qualquer organização, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

No entanto, o empresário ou gestor deve buscar conhecimento antes de oferecer um feedback ao seu colaborador, considerando os cuidados necessários para que o diálogo traga informações construtivas tanto para o funcionário quanto para a organização.

5. Melhore os processos de recrutamento e seleção

Por fim, outro ponto-chave para a redução do turnover está nos processos de recrutamento e seleção. Eles representam a porta de entrada do funcionário na empresa e, quando bem desenvolvidos, podem reduzir significativamente o índice de rotatividade.

Isso significa que contratar as pessoas certas desde o início ajuda muito na redução do turnover. Nesse sentido, o processo de recrutamento deve ser feito por profissionais qualificados que tenham conhecimento para avaliar se os candidatos apresentam as habilidades técnicas exigidas pela vaga, se eles se encaixam na cultura da empresa e ainda se estão engajados com o trabalho.

Vale lembrar que existem várias formas de calcular o turnover, sendo a mais tradicional por meio da aplicação da seguinte fórmula:

ADMISSÕES + DESLIGAMENTOS/ 2 + SOMA DE FUNCIONÁRIOS ATIVOS

O índice ideal de turnover deve ficar abaixo de 5%. Caso você perceba que o resultado da sua empresa está acima disso, é necessário investir em estratégias para sua redução. Você pode começar colocando em prática as dicas que trouxemos neste post.

Gostou deste artigo sobre redução de turnover? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outros empresários e gestores de Recursos Humanos a entenderem mais sobre o assunto.

Posts relacionados

Deixe um comentário