O que é People Analytics? Explicamos para você neste post!

3 minutos para ler

Sabemos que a tomada de decisão é um dos maiores desafios do RH. E quando esse processo é feito manualmente, é ainda mais difícil coletar dados inteligentes, analisá-los e descobrir qual a ação certa a se fazer. Além disso, a demanda de informações da gestão de pessoas torna tudo isso quase inviável, concorda?

Pensando em tornar essa análise mais eficiente, eis que surge o People Analytics. Por meio dele, é possível definir todo o processo de dados e ter métricas sobre a situação real, além de analisar os cenários para alcançar os resultados esperados.

Neste post, explicaremos o que ele é, como funciona e quais resultados pode trazer para as ações de RH da empresa. Acompanhe:

O que é People Analytics?

People Anaytics é uma metodologia baseada em análise de dados sobre o perfil comportamental das pessoas. O objetivo dele é identificar características nos colaboradores para fornecer uma análise preditiva de comportamento diante de situações relacionadas ao cargo.

Essa é uma tendência que tem conquistado cada vez mais os profissionais da área de RH, já que traz resultados baseados em dados analíticos. De acordo com a Deloitte, por exemplo, 84% dos gestores já consideram o People Analytics como uma ferramenta fundamental para influenciar suas decisões na empresa.

Como funciona essa metodologia?

Quando a empresa não tem um processo de dados eficiente, é preciso de um esforço maior para encontrar informações que orientem no processo de decisão. Além disso, quando não há fontes seguras, o feeling (ou achismo) pode comprometer todos os resultados da empresa devido a falta de embasamento.

Já o People Analytics utiliza o Big Data para definir, coletar, armazenar e analisar as informações em um grande volume de dados. Sendo assim, ele transforma essas informações desordenadas em dados úteis para definir processos e garantir uma tomada de decisão mais certeira.

Quais os benefícios do People Analytics?

Agora que você já sabe o que é People Analytics, vamos falar sobre a importância dele para a gestão de pessoas. Para isso, listamos os maiores benefícios relacionados às diversas aplicações dele no RH, como:

  • desenvolvimento de pessoas: permite analisar competências que devem ser desenvolvidas;
  • redução de custos: ajuda na automatização do processo, diminuindo as tarefas repetitivas;
  • controle do gestor: centraliza os dados e proporciona análises objetivas;
  • processo seletivo eficaz: possibilita identificar o talento ideal devido aos comportamentos tabulados na base de dados;
  • engajamento na equipe: facilita o entendimento sobre os fatores motivacionais da equipe alinhados ao clima organizacional;
  • planejamento estratégico: traz informações que permitem focar em cada realidade;
  • segurança e bem-estar: define parâmetros e permite prever acidentes ou doenças de trabalho.

Como vimos, o People Anaytics é uma ferramenta indispensável para transformar as informações em relatórios precisos e capazes de orientar na tomada de decisão. Aqui na Vincci, unimos essa metodologia com Inteligência Artificial para criar uma base de currículos qualificada com parâmetros relacionados ao comportamento, habilidades e fit cultural. Tudo isso para você encontrar o talento ideal!Quer saber como conquistar o tão sonhado match entre a empresa e candidato? Então, converse com um de nossos especialistas!

Posts relacionados

Deixe um comentário