O que é maturidade digital e como ela impacta na sua empresa?

4 minutos para ler

Imagine o seu dia a dia sem a presença e as facilidades que as tecnologias proporcionam. Difícil, certo? O avanço tecnológico dos últimos anos influenciou não apenas a vida das pessoas, como também impactou diretamente todas as áreas de uma empresa. Nos tempos atuais, atingir a maturidade digital se tornou essencial para ter sucesso no mercado.

A tecnologia trouxe a transformação digital e tornou-se a mais poderosa aliada das empresas. Para gerar valor ao negócio, é preciso integrar e repensar todas as ações dentro do novo cenário digital. Afinal, os clientes estão atentos.

Neste artigo, reunimos os principais pontos para entender o conceito de maturidade digital e explicar porque atingir este estágio pode ser benéfico para uma empresa. Confira o que preparamos.

O que é maturidade digital?

Quando uma empresa se encontra totalmente adaptada às inovações e tendências tecnológicas, com processos digitais incluídos e atuação consolidada, dizemos que ela atingiu a sua maturidade digital. É o passo seguinte após a transformação digital. Resulta da integração entre as pessoas e o operacional, em perfeita harmonia.

Ao centralizar as operações na tecnologia, a empresa muda o comportamento de forma global. Não se resume apenas a usar algo novo para fazer o habitual. Porém, alcançar a maturidade é um processo contínuo, é essencial acompanhar as tendências e inovações que surgem no mercado.

Como colocar em prática na empresa?

As empresas que nasceram exclusivamente digitais, como as startups, tendem a ser digitalmente maduras. Porém, nada impede que negócios de outros segmento também sejam.

A mudança precisa vir de forma genuína, desde a cultura organizacional, até a prática dos processos. Isso significa adequar setores e operações inteiras em torno de ferramentas digitais mais eficazes e aperfeiçoar os fluxos internos.

O primeiro passo é colocar em prática o planejamento de transformação digital. A maturidade será uma consequência. É fundamental entender que é um processo de aprendizado, de acertos e erros, referentes à nova rotina digital.

Estratégias de aprimoramento serão desenvolvidas a partir do aprendizado. Com a experiência, os gestores passam a ter um olhar apurado em relação às novidades tecnológicas. Saberão com segurança as ferramentas mais adequadas ao modelo de negócio.

O ambiente digital fornece plataformas que são capazes de otimizar diversos aspectos, como a contratação dos funcionários, vendas e ações de marketing. Um dos principais benefícios é a possibilidade de trabalhar com dados que, quando bem analisados, se tornam estratégicos. Segundo pesquisas, empresas com maturidade digital lucram mais e gastam menos.

Qual o impacto da digitalização no setor de RH?

O departamento de recursos humanos é o responsável por toda a contratação e gestão do capital humano e pode ser beneficiado de diversas maneiras com a digitalização. Em uma seleção de profissionais, por exemplo, o cruzamento de dados permite encontrar os perfis ideais para as vagas, bem como ajuda a verificar as informações do candidato.

Além disso, por meio da geração e análise de relatórios, ajuda a reter talentos, pois permite identificar comportamentos e construir programas de aperfeiçoamento. Atua como elemento integrador das áreas, e leva agilidade no fluxo de informações.

A Vincci é uma startup de recrutamento e seleção totalmente integrada à tecnologia. Os nossos processos são ágeis e seguros, realizamos a ponte entre a empresa e os melhores talentos do mercado.

Após entender o que é maturidade digital, que tal saber como otimizar o processo de recrutamento e seleção? Confira o artigo que preparamos com dicas essenciais para colocar em prática na sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário