Análise de perfil comportamental: por que é tão importante?

4 minutos para ler

Se você faz gestão de pessoas, já deve ter se deparado com aquele profissional que tem um currículo brilhante, mas que, na prática, não funciona na empresa. Quase sempre o problema está relacionado às atitudes e à postura do colaborador, a chamada inteligência emocional.

Por isso, na hora de contratar, a análise do perfil comportamental é tão importante quanto assegurar que o candidato tenha os conhecimentos técnicos que a vaga exige. Vale destacar que, embora alguns comportamentos possam não ser desejáveis de forma geral, na prática o importante é que as características sejam condizentes com as atividades que ele vai exercer e com a cultura da empresa.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é a análise de perfil comportamental e a importância dela para as empresas. Acompanhe!

O que é análise de perfil comportamental?

A análise de perfil comportamental leva em consideração o conjunto de características dominantes de uma pessoa, chegando a um dos arquétipos que usamos para indicar como essa pessoa pensa e se comporta em determinadas situações.

Essa análise tem sido cada vez mais requisitada e é observada, junto com as competências técnicas, nos processos de recrutamento e seleção para tentar chegar ao candidato ideal para determinada vaga. É um reconhecimento de que as chamadas soft skills são pelo menos tão importantes quanto as hard skills para o sucesso de uma empresa.

Ela permite, por exemplo, compor equipes com perfis complementares que, juntos, podem formar um time de alta performance e fazer toda a diferença para a organização. Podemos categorizar esses arquétipos em:

  • vendedor;
  • analista;
  • generalista;
  • atendimento.

Vale lembrar que, se a tecnologia vem substituindo praticamente todo o trabalho operacional, é imprescindível olhar para os colaboradores de fato como capital humano. Isso significa ter em mente que o diferencial deles são justamente suas características humanas.

Por que é importante analisar o perfil comportamental?

Veja a seguir alguns benefícios que a análise comportamental pode trazer.

Contratações mais certeiras

Uma contratação errada é uma dor de cabeça em muitos aspectos e o primeiro deles é diretamente financeiro, visto que contratar custa dinheiro, assim como demitir. Há ainda o processo de recrutamento e seleção, o treinamento e depois as verbas rescisórias.

Além disso, é preciso levar em conta todo o tempo em que a função daquela vaga deixa de ser exercida, o que afeta o andamento do trabalho que a equipe realiza.

Retenção de talentos

Não é só para a empresa que é bom ter um colaborador que se adapte bem, mas o próprio profissional também se sente melhor e prefere estar em uma organização que tenha a ver com ele. Isso faz com que ele queira ficar e pense duas vezes antes de aceitar uma proposta de outro empregador. Por isso, a análise de perfil comportamental também é uma forma de reter talentos.

Aumento da produtividade

Da mesma forma que um colaborador insatisfeito contamina a equipe como um todo, uma contratação acertada faz com que toda a equipe funcione melhor, o que eleva a produtividade e leva ao sonhado time de alta performance.

Como fazer uma análise comportamental de forma eficiente?

Existem várias técnicas para fazer um mapeamento do perfil comportamental, como questionários estruturados, dinâmicas em grupo, simulações e entrevistas. Essas ferramentas podem ser usadas de forma isolada ou combinada, mas é fundamental sempre contar com uma equipe que esteja realmente capacitada a interpretar os resultados corretamente.

Atualmente, esse mapeamento também se apoia em softwares específicos, que são capazes de fazer uma análise sofisticada, segura e imparcial do candidato. Isso é feito com base na combinação de um grande número de dados e informações, que seriam impossíveis de analisar manualmente.

Agora você já sabe o que é a análise de perfil comportamental e os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa. Está hora de partir para a ação e turbinar sua equipe!

Gostou do artigo? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e acompanhar outros conteúdos como este em tempo real!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário