Nem tudo está perdido: como pedir feedback após uma rejeição de estágio?

4 minutos para ler

Resultados negativos em um processo seletivo de estágio nunca são fáceis, não é mesmo? Afinal, é comum que os candidatos coloquem muita expectativa na conquista de uma vaga. No entanto, se você souber como pedir feedback aos recrutadores, pode acabar extraindo bons ensinamentos dessa etapa.

Em vez de se desanimar, o melhor a fazer é descobrir quais foram seus pontos fortes ao longo do recrutamento e, também, no que é necessário melhorar. Dessa forma, você se prepara para próximas oportunidades e aumenta suas chances de aprovação em outra candidatura.

Por isso, vamos compartilhar com você algumas dicas de como pedir feedback na empresa em que você fez o processo de estágio. Continue a leitura e descubra como essa iniciativa pode ajudar seu desenvolvimento profissional.

Defina o meio de comunicação mais adequado

Estamos acostumados a usar aplicativos de mensagens e redes sociais para a comunicação com a maioria das pessoas. No entanto, quando se trata de uma relação de trabalho, o melhor é adotar um meio mais formal. O e-mail, por exemplo, costuma ser a melhor alternativa para entrar em contato e pedir feedback aos recrutadores.

Veja como pedir feedback de forma educada

Depois, você deve formular sua mensagem de forma adequada. É importante escolher as melhores palavras para passar profissionalismo e maturidade aos destinatários. Tenha delicadeza na sua solicitação, mostre interesse em saber quais foram os principais motivos para o resultado negativo e peça sugestões de melhoria para sua performance.

Imagine sempre que, mesmo que você não tenha passado no processo seletivo, pode se candidatar novamente mais à frente. Por isso, precisa manter uma imagem positiva em relação aos empregadores.

Saiba como reagir ao feedback

Além de saber como pedir feedback, é essencial saber como reagir ao que for falado em resposta ao seu e-mail. De nada adianta solicitar ajuda e não aceitar críticas construtivas.

Independente do que for falado, agradeça a disponibilidade da conversa, mostre compreensão no que for apontado e explique que vai ponderar o que foi dito. Não insista em relação a uma aprovação e nem mostre chateação por não ter conseguir passar no processo.

Descubra como usar o que foi dito a seu favor

A maior intenção de pedir feedback depois de um processo de estágio é conseguir evoluir a partir do que os profissionais de RH te apontaram. Por isso, depois de receber uma resposta da empresa, é hora de pensar como trabalhar aqueles pontos negativos do seu desempenho.

Por exemplo, se o que faltou foi um bom nível de inglês, procure um curso ou uma forma de desenvolver o idioma. Se o problema está relacionado a algum comportamento, comece a mudar suas atitudes no dia a dia e entender melhor como ter mais competências socioemocionais.

Saber como pedir feedback pode realmente ajudar você a melhorar seu desempenho profissional e superar respostas negativas em processo de forma madura. Feedbacks são uma excelente ferramenta de comunicação e de desenvolvimento e saber usá-los a seu favor é a chave para o sucesso da carreira.

Agora que você sabe que nem tudo está perdido, que tal continuar recebendo nossas dicas para conseguir um estágio? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em seu e-mail.

Chamada 1: Entenda como pedir feedback é importante para os candidatos a estágio e veja como pode ajudar você a conseguir uma vaga.

Chamada 2: Recebeu uma resposta negativa a um processo seletivo de estágio? Veja como usar o feedback para seu crescimento pessoal e profissional.

Chamada 3: Leia nosso conteúdo e descubra como pedir feedback de forma adequada e usá-lo a favor do seu desenvolvimento profissional.

Posts relacionados

Deixe um comentário