Conheça 4 essenciais dicas para o LinkedIn

3 minutos para ler

Nos últimos anos, profissionais ganharam mais um aliado para fazer networking e criar pontes com empresas. O LinkedIn é uma rede social corporativa voltada essencialmente para essa interação no mercado. Mas será que você já sabe como usá-lo de forma eficiente? Neste texto, separamos algumas dicas para o LinkedIn que vão ajudá-lo.

É importante entender que a performance nessa plataforma tem uma dinâmica diferente, mais estratégica e voltada para as oportunidades que podem aparecer. Continue a leitura e entenda 4 formas de aproveitar ao máximo essa rede social!

1. Acesse a rede regularmente

Ao descobrirem que muitas organizações e profissionais influentes estão no LinkedIn, muitas pessoas criam uma conta na plataforma, no entanto não mantêm uma constância no acesso a essa rede social.

Isso acaba sendo prejudicial, já que o potencial de relacionamento não está sendo aproveitado. Além disso, perfis “abandonados” podem acabar passando uma impressão negativa do profissional.

2. Publique conteúdos

Sabendo que manter a atividade no LinkedIn é importante, vamos aos tipos de conteúdos que você pode publicar para movimentar seu perfil. Como estamos falando de uma rede social de negócios, direcione suas publicações para temas voltados à sua atuação profissional, dicas para colegas e perspectivas sobre o mercado de trabalho.

Criando conteúdos valiosos ou mesmo compartilhando publicações relevantes, você pode se estabelecer como uma pessoa influente em seu meio profissional. Isso ajuda ainda mais na criação de uma rede de contatos interessante.

3. Faça pedidos de amizade personalizados

Mais uma dica para o LinkedIn que podemos dar é referente aos pedidos de amizade. Algumas pessoas, em busca de ter uma lista de amigos mais ampla, adicionam inúmeros profissionais, conhecidos e desconhecidos, de maneira automática.

Esse não é o melhor comportamento a ser adotado, afinal, acaba não tendo um propósito claro. A qualidade da sua rede é sempre mais importante que a quantidade de conexões.

Para mudar essa dinâmica, opte por fazer pedidos personalizados de amizades. Caso se trate de um colega antigo do meio profissional, diga que gostou de encontrá-lo na rede e pergunte como está a carreira. Já se for uma pessoa desconhecida que você admira, mostre que o pedido é motivado pelo desejo de criar uma relação e acompanhar o trabalho.

4. Siga profissionais inspiradores

Uma das grandes vantagens das redes sociais é aproximar pessoas de personalidades e marcas. No LinkedIn, não é diferente. Entretanto, o foco está em profissionais inspiradores do mercado e empresas que chamam atenção por sua employer branding.

Seguir os grandes exemplos profissionais da sua área é ideal para conhecer um pouco mais da forma de pensar deles e receber dicas que podem ajudar você em sua carreira. Além disso, você ganha uma visão mais ampla do setor e pode se motivar para traçar novas estratégias.

Gostou das nossas dicas para o LinkedIn? Esperamos que essas sugestões ajudem você a conseguir se estabelecer nessa rede social de forma positiva, já que ela pode ser uma porta para diversas oportunidades de crescimento profissional.

Queremos compartilhar outros conteúdos como este com você. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas publicações!

Image Credit : Steve Brown

Posts relacionados

Deixe um comentário