Descubra como desenvolver estagiários talentosos na empresa

4 minutos para ler

A contratação de jovens talentos tem se tornado um recurso valioso na hora de compor equipes mais criativas, engajadas e produtivas. Mas, para aproveitar ao máximo o potencial desses profissionais, é necessário saber como desenvolver estagiários.

Como a maioria deles está em sua primeira experiência na área de atuação, a empresa tem a oportunidade de moldá-los e contribuir para seu crescimento pessoal e profissional. O melhor disso é que, ao fim do período de estágio, a companhia pode contratar os melhores funcionários.

Neste artigo, queremos compartilhar com você algumas dicas para observar o desempenho de jovens talentos, identificar casos de sucesso e colaborar para o desenvolvimento dos estagiários. Continue a leitura e entenda!

Faça onboarding do estagiário

Realizar onboarding com estagiários recém-contratados é uma ótima forma de adaptá-los integralmente à empresa desde o primeiro momento. No processo, eles conhecem os outros colaboradores, são apresentados à cultura e aos valores internos e entendem as particularidades da função que vão exercer.

Como muitos estagiários estão vivendo a experiência do primeiro emprego, a prática do onboarding acaba sendo ideal para que eles tenham um panorama do funcionamento de um ambiente corporativo. A partir disso, podem se sentir mais preparados para uma atuação satisfatória.

Comece a treinar do zero

Treinar um profissional do zero pode parecer cansativo para alguns gestores. No entanto, essa é uma verdadeira vantagem para o negócio. Um estagiário absorve diversos conhecimentos técnicos na instituição de ensino em que estuda e está com a máxima disposição para colocá-los em prática e oferecer um bom desempenho para a empresa contratante.

Por isso, um treinamento completo vai permitir que ele aprenda todos os processos de acordo com o padrão e as preferências do empreendimento. Sem “vícios” vindos de outras experiências, ele vai conseguir alcançar as expectativas da gestão facilmente.

Faça uma análise de desempenho

A análise de desempenho é uma ferramenta estratégica para que um gestor entenda o nível da performance de um profissional e, mais importante, compartilhe com ele perspectivas para o crescimento.

Existem diversos tipos de análises que podem ser adotadas, como a avaliação 360º — que envolve todos que participam da rotina do colaborador — e a avaliação por competências — que considera aptidões cognitivas e técnicas.

Desenvolva a confiança do estagiário

Para saber como desenvolver estagiários, é fundamental entender a importância do engajamento. Jovens talentos querem se sentir parte da empresa e precisam ser constantemente motivados com um propósito relevante e valores sólidos para fazer seu trabalho.

A gestão precisa trabalhar a chamada employee experience (experiência do colaborador), criando uma relação saudável de confiança, afetividade e parceria entre o estagiário e a marca empregadora.

Ofereça feedbacks constantes

Outra ferramenta de desenvolvimento interessante para aplicação com estagiários é o feedback construtivo. Empresas que adotam essa prática na rotina não apenas conseguem ajudar os colaboradores a alcançarem melhores resultados, como também fomentam uma comunicação mais transparente e propositiva.

Usar o feedback com jovens talentos é ideal para mostrar, de forma clara, quais são as expectativas da gestão, orientando em relação aos melhores caminhos a serem seguidos e celebrando os acertos no percurso.

Garanta que o estagiário receba todo o apoio de que precisa

Desenvolver estagiários exige também um acompanhamento constante da gestão, afinal, tratam-se de profissionais em construção. O aprendizado no período da prática empresarial é essencial para um início de carreira sólido e promissor.

Para garantir esse apoio desde o início da relação entre empresa e estudante, o empregador pode contar com agentes de integração, que ajudam com toda a burocracia e gestão de contrato. Além disso, também é relevante designar profissionais qualificados para serem tutores dos estagiários, garantindo a transmissão dos conhecimentos e monitoria.

Viu como desenvolver estagiários é possível por meio de diversas estratégias? Você ainda pode contar com ferramentas tecnológicas que vão otimizar essas iniciativas. Além disso, a tecnologia é uma excelente aliada no momento de atrair e selecionar os melhores talentos.

Confira em outro artigo que separamos algumas dicas para recrutar jovens profissionais para sua empresa. Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário