Quer atrair jovens talentos para a empresa? Descubra já o que fazer!

3 minutos para ler

Você com certeza já sabe que a entrada das gerações Y e Z no mercado está causando uma transformação. São profissionais que têm comportamentos e exigências diferentes das gerações passadas. Por isso, atrair jovens talentos passou a ser um desafio para profissionais de RH. Esse é o seu caso?

Neste artigo, queremos ajudar você a entender quais são os caminhos que a sua empresa pode trilhar para chamar a atenção de jovens profissionais. Também vamos falar sobre como a performance dos novos talentos é importante para a organização.

Continue a leitura e confira nossas dicas!

Por que ter jovens talentos na empresa?

Inovação é um conceito fundamental para o crescimento de um negócio. E uma das principais razões de as empresas estarem buscando atrair jovens talentos é que esses profissionais têm maior potencial inovador para agregar à organização.

O motivo disso é que esse grupo de profissionais nasceu ou cresceu em um contexto social mais tecnológico do que as gerações passadas. Por isso, eles têm um mindset digital e compreendem melhor as práticas e as soluções que podem ajudar a empresa a avançar no cenário atual.

Além disso, jovens talentos se integram e se engajam com a causa da empresa, cultivando um “sentimento de dono”. Isso resulta em maior produtividade e em equipes mais unidas e focadas.

Como atrair jovens talentos?

Você se animou com as vantagens de atrair jovens talentos para a organização? Antes de iniciar um processo seletivo para a contratação de estagiários ou trainees, é importante entender alguns dos fatores que vão ajudar seu RH a chamar a atenção desses grupos. Veja nossas dicas.

Entenda o perfil dos jovens profissionais

É fundamental para o RH ter uma perspectiva bem estruturada em relação às diferenças geracionais e ao perfil das gerações Y e Z. Imediatismo, conexão tecnológica e desejo por propósito no trabalho são algumas das características que marcam essas gerações.

Entendendo esse perfil diferenciado, fica mais fácil traçar estratégias não apenas de atração como também de retenção de jovens talentos.

Mostre os diferenciais da empresa

Ao estudar os desejos dos millennials e da geração Z, você vai notar que eles valorizam empresas que têm uma cultura sólida e que oferecem um ambiente de trabalho sadio. Por isso, é fundamental mostrar que sua organização se preocupa com valores relevantes e — principalmente — consegue tirar os valores do papel para as práticas do dia a dia.

Além disso, também é importante lembrar que nem sempre um salário alto é fundamental para atrair jovens profissionais. Eles se preocupam com bem-estar e benefícios que aumentem sua qualidade de vida.

Dê oportunidade de crescimento

Apostar em desenvolvimento pessoal é um dos caminhos certos para atrair profissionais jovens. Eles estão de olho em chances de aprimorarem suas habilidades e desenvolverem competências comportamentais que ajudem a alavancar a carreira.

É necessário mostrar que a organização está preocupada em valorizar o capital humano e que tem um plano de carreira para jovens talentos.

Esperamos que este conteúdo ajude o RH da sua empresa a atrair jovens talentos, de modo a trazer mais inovação, dinamismo e engajamento para os processos e o ambiente organizacional.

Se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro de mais dicas como essas, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário