Você sabe o que faz um agente de integração de estágio? Descubra aqui!

7 minutos para ler

Contratar um estagiário pode ser uma ótima opção para as empresas, afinal, dessa maneira, elas conseguem uma mão de obra qualificada, com conhecimento atualizado, muita vontade de trabalhar, sem vícios que inevitavelmente adquirimos ao longo de nossa vida profissional e com um custo não muito alto.

No entanto, o contrato de estágio não é regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e tem regras próprias — as quais, muitas vezes, não são muito bem conhecidas pelas empresas. Para facilitar esse processo, existe o agente de integração de estágio, que atua como um intermediário entre os participantes do processo, ou seja, a empresa, a instituição de ensino e o estudante.

Neste artigo, vamos explicar melhor como é a atuação do agente de integração de estágio e quais são os benefícios de contar com um para fazer recrutamento e seleção de estagiários. Acompanhe!

O que é um agente de integração de estágio?

Como o estágio tem uma legislação própria (Lei Nº 11.788/08), algumas empresas consideram o processo burocrático e complicado. Contudo, é preciso dizer que as normas existem para assegurar que o estágio cumpra sua função, que é a de desenvolver o profissional e garantir que alguns direitos específicos sejam respeitados.

É por isso que a contratação do agente de integração de estágio tem sido cada vez mais recorrente nas empresas, uma vez que, como dito, sua função é ser uma ponte entre os participantes do processo. Assim sendo, ele assessora os estudantes para que eles consigam se inserir no mundo do trabalho, contando com empresas parceiras. Dessa forma, torna o processo de contratação mais fácil, ágil e seguro para todos os envolvidos.

Sua atuação é tão importante que é a própria legislação que detalha suas atribuições. No §1º do art. 5º da lei que mencionamos acima, está escrito que cabe aos agentes de integração:

  • identificar oportunidades de estágio;
  • ajustar suas condições de realização;
  • fazer o acompanhamento administrativo;
  • encaminhar negociação de seguros contra acidentes pessoais;
  • cadastrar os estudantes.

Além disso, o artigo 6º da mesma lei diz que os agentes de integração também podem selecionar os locais de estágio e organizar o cadastro dos cedentes.

Assim, é possível ver que o agente de integração de estágio não atua apenas como um facilitador nas questões burocráticas e jurídicas da contratação, mas também no recrutamento e seleção de candidatos e no acompanhamento da situação escolar do estudante, garantindo que os trâmites legais ocorram sem erros.

Quais os benefícios de contratar um agente de integração de estágio?

Para as empresas, pode ser um pouco complexo lidar com todas as exigências que um contrato de estágio envolve. Assim, o agente de integração de estágio resolve essa questão e, ao mesmo tempo, atua no recrutamento e seleção de estudantes, centralizando todo o processo em um único lugar. Abaixo, veja os principais benefícios de contar com esse serviço.

Conhece a legislação específica

Como dissemos, a lei que rege o estágio é diferente da CLT e tem as suas especificidades, as quais, com frequência, as empresas não conhecem. Assim, o agente de integração de estágio vai se encarregar de explicar todas as regras, tanto para o estudante quanto para a empresa, no que diz respeito a jornada de trabalho, duração do estágio, remuneração e férias.

A empresa tem ainda outras obrigações, como designar um colaborador para orientar e supervisionar o estagiário. Além disso, o número máximo de estagiários também varia de acordo com o porte da organização. Todas essas questões serão esclarecidas pelo agente de integração de estágio.

Torna o processo de contratação mais eficiente

O agente de integração de estágio é um profissional especializado e, portanto, já tem grande experiência na contratação de estagiários. Todos os processos já estão prontos, logo não é preciso perder tempo tentando entender o que é preciso ser feito. Isso representa mais agilidade e um ganho de eficiência para a empresa.

Também é importante destacar que ele reduz os riscos legais para a organização, uma vez que as chances de erros no processo passam a ser mínimas.

Centraliza os estudantes disponíveis

É muito mais fácil passar para o agente de integração de estágio a descrição da vaga e o perfil de estudante que você procura e buscar alguém compatível no banco de dados dele do que fazer essa triagem de instituição em instituição.

O agente de integração tem experiência no processo de recrutamento e seleção de estagiários e pode ajudar a empresa a encontrar alguém que se encaixe perfeitamente nas suas necessidades.

Faz a gestão do contrato

Como já citamos, o estágio tem algumas regras específicas, por exemplo, tempo de duração, renovação do contrato e exigência da elaboração de um relatório que contenha todas as atividades realizadas, o período de estágio e a avaliação de desempenho.

Nesse sentido, o agente de integração ajuda a empresa a fazer a gestão desse contrato, esclarecendo dúvidas, avisando dos prazos e realizando a intermediação com a instituição de ensino.

Providencia os documentos necessários

Vale lembrar que o estágio é uma novidade também para o estudante e, muitas vezes, é a primeira experiência profissional dele e o primeiro contato que ele tem com o mundo corporativo. Assim, o agente de integração de estágio tem o papel de informar o estudante sobre os documentos pessoais necessários e de ajudá-lo nesse início de carreira.

A Vincci é uma startup que atua como agente de integração de estágio especializada em recrutamento e seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior, além de programas de trainees. Fazemos toda a triagem, respeitando as orientações passadas pela empresa em relação à vaga e ao perfil do estudante, e encaminhamos os candidatos finalistas para que o gestor entreviste e tome a decisão.

Além disso, também fazemos a gestão do contrato de estágio. Nosso principal diferencial é o uso intensivo de tecnologia, que nos permite filtrar milhares de currículos rapidamente e com baixo custo. Conseguimos, de forma totalmente online, testar competências e medir personalidades e fit cultural em busca do melhor candidato para uma vaga.

Agora você já sabe o que faz um agente de integração de estágio e como ele pode ser útil para sua empresa. Conte com a Vincci nesse processo para ajudar tanto em questões legais e burocráticas quanto para tirar proveito da nossa tecnologia no recrutamento e seleção de estagiários.

Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo e converse com um de nossos especialistas!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário