5 erros que o estagiário não pode cometer

3 minutos para ler

O ambiente profissional é um local no qual devemos ter muito cuidado com o nosso comportamento, pois, por mais banais que pareçam, alguns erros cometidos no trabalho podem comprometer a sua imagem. 

Não é porque o estágio é um período de aprendizado que certos deslizes podem acontecer ou se repetir. Por isso, listei aqui os cinco erros mais comuns cometidos pelos estagiários e que podem custar a sua efetivação.

1. Mostrar descompromisso

Se acha que ser estagiário significa ocupar um cargo menos importante da empresa, e que isso te permite chegar atrasado, furar prazos e agir fora da conduta da empresa, você está completamente enganado.

Você foi escolhido pelo seu potencial e é um investimento da empresa, então o seu estágio não deve ser levado na brincadeira.

Ou seja, você precisa ser pontual, entregar as tarefas com eficiência, respeitar as normas da empresa, absorver feedbacks e ter iniciativa nos projetos. Caso contrário, dificilmente será efetivado.

2. Ficar colado com quem não quer nada

Sabe aquele colega de equipe que reclama de tudo, faz fofoca e sempre chega atrasado? Então, é ele quem você deve evitar.

Esse tipo de pessoa provavelmente não gosta de trabalhar e acaba contaminando os outros, portanto não acrescentam em nada!  

Então, fique ligado e fuja desse tipo de colega, seja no estágio, no emprego ou em qualquer lugar. 

3. Não perguntar

Por medo de parecer incompetente, muitos estagiários escondem suas dúvidas, o que, cedo ou tarde, vai prejudicar os seus resultados. 

Perguntar evitará erros na hora da produção das tarefas, além de mostrar que você está interessado em fazer um ótimo trabalho. 

A curiosidade é uma qualidade muito importante para um estagiário. Então, não importa qual pergunta ou a quem tenha que perguntar, desde que não seja inconveniente, vale tudo para tirar as suas dúvidas. 

4. Usar excessivamente o celular

É cada dia mais difícil conseguir se desconectar do celular. Mas, se você deseja cuidar da sua imagem no estágio, precisa ficar atento e não abusar.

Modere o uso e desative as notificações que fazem você parar o tempo todo para ver o que chegou. 

Tudo tem seu tempo, na hora do trabalho, trabalhe! Não perca a chance de aprender na prática, e não jogue fora a confiança que depositaram em você. 

5. Mentir, mesmo que por pura insegurança

Se você responde para seu chefe sobre o andamento do trabalho com respostas do tipo: “está quase pronto” ou “já acabei, só estou fazendo alguns ajustes”, sendo que você ainda nem começou, esse é o pior erro que um estagiário pode cometer.

Independentemente dos motivos, mentir, mesmo que por medo de expor uma insegurança, fará o seu carácter ficar sob suspeita. E geralmente quem é pego nessa situação dificilmente terá uma segunda chance. 

Então diga sempre a verdade. Informe o real motivo para o atraso da tarefa, explique-se e se necessário peça mais um prazo.

Posts relacionados

Deixe um comentário