3 ações de engajamento para aplicar no dia a dia da empresa

4 minutos para ler

Nem todo mundo gosta de lavar louça. Mas, existem algumas obrigações que não podem ser adiadas. Por isso, pensar no resultado final (na cozinha limpa e organizada), pode fazer com que essa obrigação se torne mais tranquila. O exemplo é banal, mas ajuda a entender o conceito que vamos trabalhar hoje: as ações de engajamento.

No cenário que citamos acima, é interessante observar que algumas medidas podem facilitar o processo, como ouvir música ou fazer um trabalho mental. São essas ações que ajudam a desenvolver um vínculo com o que está fazendo e enxergar os benefícios daquilo.

Bom… por mais prosaico que nosso exemplo seja, o que ocorre no mundo corporativo não é muito diferente. A satisfação e a produtividade dos colaboradores são muito maiores quando eles enxergam um propósito e veem o resultado do seu esforço. E o setor de RH tem um papel fundamental na compreensão dos anseios dos colaboradores e na definição dessas ações de engajamento.

Pensando nisso, separamos 3 ações que podem ajudar bastante a sua organização. Confira!

1. Trabalhe a liderança

O líder tem um papel enorme no clima organizacional e em como os colaboradores enxergam a empresa. Não é muito raro que o gestor esteja mais preocupado com quem está acima dele do que com seus liderados. Com isso, pode falhar na comunicação com a equipe, em mostrar como as atividades do time colaboram para o resultado final.

Isso não pode acontecer. O gestor precisa estar atento ao seu time, dar feecbacks periódicos, estar bem-informado sobre os rumos e as metas da empresa e passar isso de forma clara para os colaboradores, além de garantir que cada um saiba exatamente o que precisa ser feito e qual o seu papel na equipe.

Portanto, também é papel do RH treinar a liderança para conseguir desempenhar essa função e ser uma fonte de inspiração para a equipe.

2. Ouça os colaboradores

Cada empresa tem um perfil diferente de colaboradores. Uma grande empresa de construção civil, por exemplo, conta com uma equipe bem diferente de uma pequena agência de marketing digital. Por isso, os anseios das pessoas também são diversos, assim como as possibilidade da empresa para atendê-los.

Antes de elaborar políticas de benefícios ou definir planos de carreira, faça uma pesquisa para saber o que é mais importante para os colaboradores.

3. Ofereça oportunidades de crescimento

Você gosta de sentir que está estagnado, sem ter o que aprender ou onde crescer? Ninguém gosta.. e essa é uma das grandes causas de insatisfação entre os colaboradores. Ela pode ser combatida de diversas formas: promovendo treinamentos, apresentando novas responsabilidades aos colaboradores, abrindo a possibilidade de mudança de área ou novas políticas de carreira.

Não se esqueça de que, tão ou mais importante do que implementá-las, é medir seus resultados. Para cada ação, devem ser estabelecidas quais são as métricas que vão determinar se aquela medida teve ou não o efeito esperado.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, medição de produtividade, cálculo de turnover ou outro indicador pertinente. O importante é sempre olhar os resultados, ajustar e manter um processo de melhoria contínua. Esse conhecimento também vai ajudar a aprimorar o processo seletivo, escolhendo candidatos com melhor fit cultural com a empresa.

Como você pode perceber, pequenas ações de engajamento podem fazer toda a diferença nos resultados da sua empresa, ajudam a desenvolver o sentimento de pertencimento nos colaboradores e a melhorar a produtividade da equipe.

Esperamos que tenha gostado do artigo! Para se informar um pouco mais, continue sua leitura e entenda como atrair jovens talentos.

Posts relacionados

Deixe um comentário